07 março 2011

Inesperado sol

57

Dias foi entrando pela casa adentro seguido por Augusto, logo encontraram a avó a perguntar por que ainda não tinham ido buscar o padre, o gerente se intrometendo como a saber de urgências mais que os outros foi dizendo que seria melhor levá-la a um hospital, nisto chegavam ao quarto, os olhos se deram uns com os outros em silêncio repentino, os olhos da mulher, ponte sob neblina, deitou-se como um sol no poente sobre o gerente, e ele compreendeu o apelo de urgência para que trouxessem o padre, as chaves na mão silenciosa tremiam de leves movimentos. Pousavam asas dos olhos da mulher sobre os que estavam ali, Dias observava em silêncio, bandos de mansidões, pássaros benfazejos que demarcavam campos onde um vento inesperado ondulava em danças o arrozal maduro de muitas espigas. Dias encolheu-se num canto e viu, imaginou, sentiu que se fixavam os olhos da mulher depois de uma revoada sobre todos como foco de lanterna caída ao chão sobre um único ponto, o molho de chaves que tilintava nas mãos ansiosas do gerente, não que ela assim o quisesse, a lanterna caída e imóvel jogava o foco ali, nada mais.

5 comentários:

Dauri Batisti disse...

Uma pequena explicação para quem segue comigo este longo conto, Inesperado sol: O contato com o molho de chaves - não a posse, mas um contato, um deixar-se afetar pelo molho de chaves - muda o foco do narrador, isto já aconteceu no capítulo 36 quando o foco foi para a perspectiva do Dias, agora no cápítulo 58 - que vem a seguir - o foco muda outra vez, para a perspectiva de uma nova personagem, Estelita.

Beto Mathos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Beto Mathos disse...

Valeu a pena me conter e ler os 57 capítulos virtuais de uma só vez. Esperarei por mais uma leva dessa lavra boa de suas palavras.
Grande abraço!

Ilaine disse...

"... nisto chegavam ao quarto:" toda a descrição que se segue é de rara beleza, Dauri. A imagem da mulher se formou em minha imaginação.Vou seguir lendo... entusiasmada. Abraço

Loba disse...

gosto muitissimo dessas frases longas. é como se estivesse espichando o tempo...